sábado, 20 de outubro de 2007

Aos sábados de manhã dou sempre um saltinho ao Chiado, apesar de Lisboa ser uma cidade extremamente barulhenta eu adoro Lisboa, especialmente de manhã quando o sol mal se pôs e as pessoas surgem ensonadas, o cheiros despertam, e os sons espreitam ao longe.
Gosto de ir de bicicleta até ao Chiado descer a rua das Amoreiras, passar pelo Rato, e seguir sempre pela Rua da escola politécnica, parar no jardim do Príncipe real onde inspiro o cheiro fresco das hortaliças do mercado e vejo o olhar carinhoso dos vendedores, que acordam as quatro da manhã só para dar aos lisboetas o prazer de ter ao seu dispor a hortaliça fresca do campo. Depois desço a rua de S.Pedro de alcantra, e vou dar ao Largo do Chiado onde paro por momentos para observar a vista, adoro olhar em direcção à rua do Alecrim e ver os barcos a passar ao longe, às vezes sinto me tentada a descer a rua mas poucas vezes cedo a esta tentação porque sei o que custa a subida.
Paro na Bernard onde como qualquer coisa, e vou á Igreja dos Mártires onde fico por tempo indeterminado a rezar. No meio das minhas orações ao Senhor, acendo sempre uma vela pelo menos, porque há nessa Igreja uma oração que me faz derreter o coração:

Senhor que esta vela que acendo
seja luz para que Tu me ilumines
nas minhas dificuldades e nas decisões que devo tomar

seja fogo para que Tu queimes em mim
todo o egoísmo, orgulho e impureza

seja chama para que Tu aqueças
o meu coração e me ensines.

Senhor, deixando esta vela acesa
é a minha vida que coloco nas Tuas mãos
faz que sejam para Tua glória
as minhas actividades deste dia.

Amén

4 comentários:

Anónimo disse...

Que bela oração. .. Conheço bem essa igreja; sempre que lá vou, consigo sentir a densidade de um mar de orações ondulando ao sabor das pequenas chamas... Fantástico blog, parabéns!

Anónimo disse...

Esqueci-me: dá um pulinho ao meu blog, é dedicado ao debate sobre o mundo, as pessoas e a espiritualidade nos dias que correm. Mais uma vez parabéns! www.freespirit-sjorge.blogspot.com

João Delicado disse...

Faltou-te citar aquela parte da oração que diz:

"Senhor: que esta vela me dê juízo de tal maneira que eu páre quando devo descansar, que eu repouse quando não devo fazer esforços, que eu não tenha medo de me sentir inútil quando há tanto para fazer e eu não posso colaborar".

Inês disse...

No meio dessa descrição toda, só conheço o Chiado, porque vou lá todos os anos cantar, para abrir a época de Natal dos armazéns...

Sou uma inculta, basicamente xD

Ah, e gostei da oração :D